• Gencons Gencons
  • 25 de novembro de 2024
  • Blog

Decoração: é hora de deixar a casa pronta para o Natal

O Natal está chegando e é hora de preparar a casa para as festas de fim de ano. Afinal, nada melhor do que celebrar o amor e renovar as esperanças ao lado das pessoas que amamos, em um ambiente especialmente decorado com muito carinho.

Árvore, guirlanda, velas, enfeites e iluminação ressaltam o clima festivo e deixam a casa mais encantadora e acolhedora para viver momentos inesquecíveis. Você sabia que existe até um dia certo para montar a Árvore de Natal?

Pela tradição cristã, a árvore deve ser montada sempre no primeiro domingo do Advento, período que compreende as quatro semanas anteriores ao Natal e representa a preparação para o nascimento de Jesus Cristo. Ou seja, em 2024, a árvore deve ser montada no dia 1 de dezembro.

Mas a tradição sobre a data de montar a árvore varia de local para local e depende de cada cultura. Em Portugal e na Itália, por exemplo, a decoração da árvore é realizada em 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição.

Já a data tradicional de desmontar a árvore é a mesma, todos os anos. Para os cristãos, as decorações de Natal devem ser retiradas no Dia de Reis, que é comemorado todo dia 6 de janeiro. De acordo com a religião, foi nessa data que os três Reis Magos entregaram seus respectivos presentes ao pequeno Jesus.

A Árvore de Natal simboliza a vida e é a principal referência da decoração natalina, que é repleta de outros símbolos. A estrela de Natal, por exemplo, indicou aos reis magos onde Jesus estava. Seguindo a estrela os magos puderam encontrar o Menino Jesus, que tinha nascido em Belém, daí ela ser conhecida também como Estrela de Belém. Além de ter sinalizado o caminho que levava ao Menino Jesus, a estrela representa o próprio Jesus, que nasceu para guiar a humanidade.

O sino de Natal representa o anúncio do nascimento de Jesus. Além de sinalizar as horas, o toque dos sinos avisa as pessoas para se reunir para um acontecimento. Usados na decoração das árvores e das portas, os sinos também são lembrados nas canções natalinas, como a famosa “Bate o sino”.

A guirlanda é um dos enfeites mais utilizados na decoração natalina. Representa prosperidade e boa sorte.

As meias são inspiradas na história de São Nicolau, conhecido como o santo que deu origem à história do Papai Noel. Ele deixava os presentes nas meias que as crianças penduravam no varal para secar.

Com origens em épocas distintas, os símbolos natalinos seguem destacando a beleza do Natal e reforçando a mensagem de amor e esperança.