Á área de Recursos Humanos da GENCONS têm passado por significativas transformações, até o seu nome mudou!! Hoje, a área que cuida da nossa “gente” leva o nome de DHO – Desenvolvimento Humano e Organizacional com propósitos e atuação bem alinhados com o seu novo título.
Ter um DHO reforça a relevância que a área tem para a Organização, que a levou para patamares estratégicos do Negócio. Se preocupar com seus colaboradores não é novidade para Gencons, faz parte de sua essência, mas atrelar esse cuidado às práticas inovadoras de gestão de pessoas, tem trazido muito valor para equipe como um todo.
Em um rápido “review”, destacamos o redesenho organizacional, em que olhamos para cada caixinha existente no organograma, suas respectivas interações e linhas hierárquicas, promovemos alguns ajustes e criamos novas posições; a engenharia de cargos, dando um “zoom” em cada caixinha e abrindo as atividades e responsabilidades atribuídas a ela, bem como indicando grupos de características que favorecem o bom desempenho de quem a ocupa; aplicamos a pesquisa comportamental para conhecermos o perfil de cada membro da equipe, suas potencialidades e pontos de desenvolvimento; fortalecemos a nossa liderança através de um programa de treinamento Líder 4×4; aprimoramos o sistema avaliativo, tanto nos processos de recrutamento e seleção como também voltados a performance e desempenho; a implementação do PDI – Plano de Desenvolvimento Individual em que cada colaborador, junto com o seu líder imediato, escolheu (e se comprometeu com) metas de aperfeiçoamento pessoal e/ou profissional.
E outras tantas iniciativas se concretizaram em um espaço de tempo relativamente curto – pouco menos de 2 anos! – graças a decisão da Diretoria e Gerência de repensarem sobre o papel da área dando direcionamento e abertura, ao empenho do time DHO, ao envolvimento dos líderes e, por último, mas não menos importante, a Tecnologia que pudemos trazer para o dia-a-dia.
Contamos, hoje, com plataformas digitais que facilitaram a implementação e contribuem para a manutenção das práticas de gestão de talentos, de comunicação interna e de controle de jornadas, desde o “funil de seleção”, cadastros e históricos, até as ferramentas de desenvolvimento e performance. Disponibilizamos à equipe o APP do Colaborador e trocamos o registro de ponto de biométrico fixo para versão mobile, através de tablets e celulares.
Tivemos um ganho incrível na comunicação! Com o APP é possível o colaborador atualizar seus dados cadastrais, visualizar o PDI, sugerir melhorias, elogiar e receber elogios, sinalizar o humor, conhecer os aniversariantes de mês e de tempo de casa, participar de enquetes, receber os comunicados internos, acessar o demonstrativo de pagamentos, recibos de férias etc. Tudo mais fácil, rápido e na mão!
Outra mudança implementada e que rendeu muitos elogios por parte dos colaboradores foi a troca que fizemos do cartão VR/VA para o cartão de benefício flexível. Antes, o colaborador obrigatoriamente, optava por uma ou outra modalidade: refeição ou alimentação. Com a mudança, o saldo fica livre para ambas opções ficando “a gosto do freguês”! Além disso, a abrangência é muito maior por se tratar de um cartão da bandeira MasterCard.
Bom tudo isso né?! Mas pode melhorar, porque existem novas iniciativas “no radar”.
Sobre estas, falaremos em uma próxima oportunidade! Até lá!
- Departamento Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO)