• Gencons Gencons
  • 23 de junho de 2021
  • Ações Institucionais

Dia Internacional da Mulher na Engenharia

Criado pela Women’s Engineering Society (WES) do Reino Unido, o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia é comemorado anualmente no dia 23 de junho.

A data tem como objetivo fortalecer o espaço que as engenheiras vêm ganhando na profissão e nós da Gencons nos orgulhamos em ter em nosso time mulheres fortes e determinadas.

Conheça um pouco mais sobre nossas Engenheiras

Sabhata Tenório é a Engenheira responsável pelo Departamento de Engenharia da Gencons e faz parte deste time há mais de 17 anos. Filha, esposa e mãe de duas princesas, Sabhata é um exemplo para nós, por isso gostaríamos de compartilhar um pouco sobre essa Profissional que tanto nos orgulha

“ A minha maior inspiração foi meu pai que é Engenheiro, cresci no meio dos projetos, canetas de nanquim, prancheta e naquela época os desenhos eram feitos a mão.
Desde a infância eu já idealizava projetos, adorava desenhar casas, fazer maquetes e quando surgiu a oportunidade da faculdade não tive dúvidas de que carreira seguiria.
Depois, ao longo da minha vida profissional me encantei ainda mais e segui na área de loteamentos e infraestrutura.

Embora o maior desafio de uma mulher à frente de uma obra seja vencer o preconceito, construí minha carreira com muita humildade. Minhas relações sempre foram pautadas no respeito as pessoas independente da sua função ou cargo, e acredito que assim, conquistei o respeito de todos.

Lembre-se a vida é cheia de oportunidades, nós só precisamos saber reconhecê-las, e quando nos dedicamos ao que gostamos não há desafio que nos impeça de atingir os objetivos.
Embora existam muitos obstáculos e frustrações, buscar o autocontrole e a serenidade são fundamentais, independente da profissão.
Eu acredito, que somos aquilo que desejamos ser! “

Renata Marcilio, é Engenheira e contribui na construção dos nossos sonhos. Filha, esposa e sempre alto astral, Renata é um exemplo de persistência.

“Sempre gostei de coisas diferentes, de grandes desafios e quando tive oportunidade de trabalhar em uma empresa do segmento e pude ver e acompanhar a rotina dos meus colegas e em especial de uma mulher e líder, foi algo que fizeram meus olhos brilharem.

Meu primeiro grande desafio foi cursar os 5 anos de faculdade, tendo consciência que teria que batalhar muito para entrar na área sem experiência alguma.
Na minha visão, a mulher ganhou seu espaço na Engenharia e vem crescendo a cada dia mais o número de engenheiras no mercado de trabalho. Porém, sinto que ainda possa existir quem desacredite que uma mulher tenha pulso firme pra lidar com todas as situações que possam ocorrer dentro de uma obra ou nas demais funções.
Outro ponto que considero importante e desafiador, é que quando falamos em engenharia Civil, é algo que vai muito além de construir prédios e casas, precisamos estar sempre ligados as normas, ao mercado financeiro, novas tecnologias, equipamentos e temos a oportunidade de contribuir em diversas áreas.

Acredito que quando desejamos muito algo não podemos nos deixar levar por opiniões e críticas, devemos acreditar em nossa capacidade e potencial sempre.
É necessário nos arriscar diante de novas experiências e oportunidades e acreditar que nós mulheres somos fortes e determinadas!”

Parabéns, por cada conquista! Vocês fazem a diferença!