Junho, o mês do Meio Ambiente, reforça as discussões sobre a importância da conscientização ambiental, essencial para ajudar a tornar o mundo um lugar melhor e mais sustentável.
Meio Ambiente e Urbanismo Sustentável tem uma conexão histórica, mas que por muito tempo foi ignorada. Durante séculos, cidades surgiram de forma desorganizada, sem respeitar o equilíbrio ambiental.
Felizmente, este modo de viver não tem sido mais aceito e o conceito de Urbanismo Sustentável ganha força a cada dia. Um dos pilares deste conceito é a criação de áreas verdes, que prevê, entre outras ações, plantio de espécies nativas, criação de jardins verticais, hortas, pomares comunitários e criação de espaços verdes. Tudo para garantir mais comodidade e bem-estar aos
Um ponto bem comum de se identificar quando falamos sobre Meio Ambiente são as áreas verdes, então vamos pensar no viés das árvores.
Nem sempre notamos como as árvores são fundamentais para a vida no planeta. Elas desempenham diversas funções ecológicas, econômicas e sociais. Exemplos:
- Promovem o equilíbrio do clima regulando a umidade do ar e a distribuição das chuvas.
- Amenizam as variações de temperatura e purificam o ar, pois realizam a fotossíntese, que consiste em captar o dióxido de carbono (CO2) e liberar oxigênio (O2), contribuindo para a qualidade do ar e a redução do efeito estufa. – Previnem a erosão ao evitar a perda de solo causada pela água da chuva ou pelo vento – suas raízes, troncos e folhas protegem e fixam o solo.
- Fornecem alimentos e medicamentos. As árvores são fontes de frutos, sementes, folhas, cascas, resinas e outros produtos que podem ser consumidos ou utilizados na saúde humana e animal.
- Servem de abrigo para a biodiversidade. Abrigam uma grande variedade de animais, como aves, mamíferos, répteis, anfíbios e insetos, que dependem delas para se alimentar e reproduzir.
- Embelezamento da paisagem. As árvores proporcionam beleza e harmonia aos ambientes urbanos e rurais, com suas formas, cores e aromas.
- Saúde mental: elas também melhoram o bem-estar psicológico das pessoas, pois reduzem o estresse e aumentam a sensação de tranquilidade.
Portanto, as árvores são indispensáveis para a sociedade que vive próxima a elas e também para o meio ambiente como um todo. Elas devem ser preservadas e plantadas para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.
Na Gencons Empreendimentos, todos os projetos são desenvolvidos com atenção especial aos espaços verdes. Já implantamos mais de 300.000 metros quadrados de áreas verdes, respeitando as particularidades de cada empreendimento. Para isto, contamos com uma estufa exclusiva, que fornece plantas para cada projeto.
A recomposição das áreas verdes e arborização das áreas de lazer dos empreendimentos são contempladas com mudas nativas e frutíferas. As mudas também são doadas aos clientes e colaboradores. Ao todo, já foram distribuídas – entre doações e plantio nos empreendimentos – mais de 50 mil mudas de plantas produzidas na estufa. São espécies que contribuem com o paisagismo e com a neutralização do CO2.
Os empreendimentos contam com outras práticas construtivas sustentáveis, como reutilização de águas de chuva, sistema solar para aquecimento de água, pisos intertravados nas áreas de lazer e calçadas verdes que contribuem para drenagem de água de chuva.
Práticas como estas protegem a natureza, ajudam a oferecer uma maior qualidade de vida aos moradores e, ao mesmo tempo, valorizam o empreendimento. A sociedade cobra cada vez mais uma postura alinhada com as pautas ambientais e esta preocupação deve ser de todos nós.
Fernanda Oliveira dos Santos é tecnóloga em negócios imobiliários, técnica em segurança no trabalho e analista SGI (Sistema de Gestão Integrada) na Gencons Empreendimentos