O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres, depois do câncer de pele. O Outubro Rosa chega para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis. A prevenção é essencial e por isso mesmo a campanha Outubro Rosa é realizada mundialmente, com ações diversas, para conscientizar as mulheres sobre a importância de se cuidar, de adotar hábitos saudáveis e realizar os exames de rotina.
Que tal começar a fazer a sua parte? Confira algumas dicas para se cuidar e evitar a doença:
– Tenha uma alimentação saudável.
– Pratique atividade física.
– Evite o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro.
– Faça os exames de rotina regularmente. A partir dos 40 anos é imprescindível que as mulheres façam anualmente a mamografia, exame mais eficaz para o diagnóstico precoce.
Cuide-se. A prevenção é sua melhor aliada.