O mês de outubro chegou, e com ele, as campanhas de conscientização de prevenção ao câncer de mama, um dos que mais acomete mulheres em todo o mundo. A campanha Outubro Rosa, tem como objetivo alertar a sociedade sobre as formas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama segundo o último levantamento realizado em 2021, com risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres, o que é um número alarmante, que cresceu bastante durante e após a pandemia.
Por isso, é extremamente importante se cuidar e visitar o médico regularmente, pois com um diagnóstico precoce, a mulher tem mais chances de tratar, antes que o câncer evolua para um nível muito avançado.
COMO SURGIU O MOVIMENTO?
O Outubro Rosa é um movimento internacional que surgiu na década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente. O período é celebrado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, para contribuir com a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
Nós da Gencons, temos a consciência do grave problema que é o câncer de mama e não apenas apoiamos a causa do Outubro Rosa, como levantamos a bandeira da prevenção ao câncer de mama.
Previna-se, se cuide e se toque!
A melhor prevenção é o diagnóstico precoce, lembre-se de visitar seu médico regularmente.