• Gencons Gencons
  • 16 de março de 2023
  • Blog

Proteção de dados

Vivemos em uma era de grandes avanços tecnológicos. Com essas novas tecnologias, hoje conseguimos realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Pelo próprio celular conversamos com várias pessoas,  falamos sobre diversos assuntos.

Mas uma pergunta fica no ar:  lembramos de tudo que falamos ou fazemos? Quando olhamos para o mundo digital, quais publicações você curtiu ou publicou nos últimos 15 dias. O que compartilhou?

Nossas informações são compartilhadas e coletadas para uma melhor experiência. Assim é criado o nosso perfil (profiling) onde é feito um monitoramento dos nossos gostos e preferências e comportamento. Então todos os dados compartilhados tem impacto direto na vida pessoal. Hoje em dia não é mais um gerente (pessoa física) que realiza uma aprovação, mas sim o Sistema que acessa todas as informações e dados obtidos.

Por isso é extremamente importante a proteção de dados, pois ela diz respeito a nossa identidade. Seus dados são “você”. Se os dados não são controlados, podemos dizer que é a mesma sensação de estar em um trem desgovernado.

Proteger significa estabelecer as regras do jogo, dos dados que podem ou não ser compartilhados. É o manual de instruções que tem como objetivo gerar confiança entre pessoas físicas, pessoas jurídicas, empresa públicas ou privadas, atividades comerciais. Proteção de dados ganhou ainda mais força com a LGPD, e um dos princípios que existe nela, reforça que os nossos dados precisam sempre estar corretos e atualizados conforme nossa pessoa física.

Dados errados ou desatualizados podem trazer ações equivocadas ou até mesmo grandes consequências negativas.

Proteção de dados é um assunto sério, e de extrema importância para você, sua empresa, para os negócios, inclusive para a sua família.

 

  • Texto desenvolvido por: Allison Spagnol Rodrigues - T.I