• Gencons Gencons
  • 2 de fevereiro de 2023
  • Blog

Proteja-se contra a Dengue

O Ministério da Saúde (MS) registrou o primeiro caso da doença no Brasil em 1981, apesar de relatos da doença já aparecerem desde o final do século XIX

A Dengue é uma infecção viral transmitida pela espécie fêmea do mosquito Aedes aegypti. Em 1986 surgiram as primeiras epidemias de Dengue, em capitais do Nordeste e no Rio de Janeiro. Desde então, a doença tem sido um problema de saúde pública não só no Brasil, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou a dengue entre as 10 ameaças globais à saúde em 2019.

A Dengue clássica tem sintomas como febre alta já de imediato, com temperaturas acima de 38,5ºC, dores intensas de cabeça, nos olhos e nos músculos do corpo inteiro. Em metade dos casos, manchas avermelhadas pelo corpo surgem em torno do 4º dia da infecção. São sintomas comuns também calafrios, náuseas e vômitos.

ATENÇÃO! Pacientes que já contraíram o vírus, em caso de nova infecção, podem desenvolver uma forma mais grave da doença, chamada Dengue Hemorrágica. Nesses casos, além dos sintomas da Dengue comum serem mais intensos, complicações sérias podem surgir: a temperatura corporal abaixa depois do 3º ou 4º dia, dor severa na região abdominal, vômito persistente e com sangue, respiração acelerada, sangramento das gengivas, fadiga e inquietação. Por conta dos sangramentos, da dificuldade na respiração e do comprometimento dos órgãos, casos de Dengue Hemorrágica podem ser fatais, principalmente de 24h a 48h após o estágio mais crítico.

 

MÉTODO DE PREVENÇÃO

A melhor forma de se prevenir contra a Dengue é o combate e eliminação ao mosquito transmissor. O Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d’água. Diferente do que se acredita, o Aedes não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, locais públicos e terrenos baldios. Outras doenças também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Chikungunya e o Zika vírus, a Dengue não possui vacina e nenhum medicamento ou tratamento específico. Geralmente, quando se iniciam os sintomas da dengue, é recomendado o uso de analgésicos para as dores e paracetamol para a febre, além de cuidados para a reidratação corporal. Ao identificar qualquer um dos sintomas, um médico deve ser consultado.

Pensando na prevenção e nos alertas de saúde pública, a Prefeitura Municipal de Paulínia está intensificando as ações para a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, as ações ocorrem diariamente, de maneira ininterrupta, em todo o território municipal. Com a chegada do verão, os casos de doenças transmitidas podem aumentar. Isso ocorre devido à oscilação entre dias chuvosos e quentes, que podem propiciar o aumento do número de criadouros, ocasionando a proliferação do mosquito.

A prevenção e a interrupção da cadeia de transmissão da Dengue no município é intensificada a partir das visitas que estão sendo realizadas em residências e imóveis comerciais, assim como a nebulização e visita a pontos estratégicos (locais com grande concentração de possíveis criadouros) e visita aos imóveis especiais (locais com grande concentração de pessoas).

É de extrema importância conscientizar-se e mobilizar não só autoridades, mas também a população para eliminar o mosquito da Dengue. A junção das ações é fundamental para o sucesso.

Em caso de dúvidas, informações e denúncias, ligue: 3874- 3382.

 

Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e notícias que a Gencons traz para você!