A rastreabilidade de concreto é um componente essencial da gestão de qualidade na construção. Ela assegura que o concreto utilizado atenda aos mais altos padrões de qualidade, melhorando a durabilidade das estruturas e reduzindo riscos. Investir na rastreabilidade de concreto não é apenas um requisito regulatório na Gencons, mas também uma prática fundamental para garantir o sucesso na entrega dos empreendimentos.
O concreto mais utilizado nas obras é o concreto usinado, que é uma mistura de cimento, água, agregados (como areia e brita) e, em alguns casos, aditivos que é preparado em uma usina de concreto ou central dosadora e, em seguida, transportado para o canteiro de obras, onde é despejado, espalhado, vibrado e consolidado para formar estruturas de concreto. Esse tipo de concreto é amplamente utilizado na construção civil devido à sua versatilidade e qualidade controlada.
O que é Rastreabilidade de Concreto?
A rastreabilidade de concreto se refere a capacidade de rastrear a origem, composição e histórico do concreto, desde a seleção de matérias-primas até a aplicação na obra. Isso envolve o registro de informações detalhadas sobre a procedência dos materiais, mistura do concreto, transporte, despejo e cura.
Importância da Rastreabilidade de Concreto
A rastreabilidade garante que o concreto atenda aos padrões de qualidade e durabilidade estabelecidos, ajudando a evitar falhas prematuras e reparos custosos. Muitas normas, como a ISO 9001, exigem que a qualidade do concreto seja documentada e rastreada a origem dos materiais utilizados. Ao rastrear a qualidade do concreto em cada etapa do processo, podemos identificar áreas de melhoria e otimizar seus procedimentos.
Como é feita a rastreabilidade do concreto?
Recebimento do Concreto
Ao receber o concreto na obra, é registrado informações cruciais, como a data, horário de saída da usina, horário de chegada e saída na obra, número do lote, quantidade recebida, nome do fornecedor, local de aplicação e nota fiscal.
É fundamental verificar o horário que o caminhão saiu da usina, uma vez que o concreto começa a endurecer após um período específico. Se o concreto entregue não estiver de acordo com as especificações solicitadas, deve rejeitá-lo e providenciar a sua devolução à empresa fornecedora de concreto.
É feito a coleta de amostras representativas do concreto no momento da entrega para ensaios posteriores em laboratório externo.
Ensaios de Slump (Abatimento)
É utilizado as amostras coletadas para realizar os ensaios de slump. Isso medirá a consistência do concreto. É registrado os resultados dos ensaios de slump, documentando a consistência do concreto em relação às especificações do projeto.
Mapeamento do Concreto
É feito a marcação das áreas onde o concreto será aplicado de forma clara em uma folha impressa com planta do local que será utilizado o concreto e realizado a identificação apropriada. É registrado a quantidade de concreto utilizado de cada betoneira em cada área mapeada e documentado a forma como ele foi distribuído na planta impressa.
Preparação de Corpos de Prova
Além das amostras para ensaios de slump, é coletado amostras adicionais para preparar corpos de prova que serão ensaiados em laboratório externo. Isso é feito para verificar a resistência do concreto em idade avançada. É feito a identificação claramente de cada corpo de prova com informações do lote.
- Dpto. de Qualidade – Gencons Empreendimentos