Uma grande tendência tecnológica dos últimos anos é a smart home, um conceito de casa inteligente, uma excelente ferramenta para adicionar uma camada de interatividade com os utensílios, eletrônicos e acessórios no seu lar.
Quer saber mais? Continue lendo esse artigo!
Já pensou em automatizar as funções na sua casa? Acender ou apagar as luzes através de um aplicativo, programar dispositivos de segurança e até usar eletrodomésticos para a sua praticidade no dia a dia. Essas funcionalidades já são uma realidade que a casa inteligente proporcionada.
Com essas dicas, você vai entender mais sobre essa tendência que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado. Veja abaixo as dicas de como deixar sua casa inteligente.
Por que o conceito de casa inteligente está em alta?
Segundo uma pesquisa realizada pelo IDC Brasil, no ano de 2021, uma das principais tendências é que o mercado brasileiro vem investindo, é a de casa inteligente. Esse conceito tem projeção de crescimento de 30% para os próximos anos. Esse estudo também aponta que os principais segmentos que se desenvolverão são 32% equipamentos de segurança, 32% elétricos, 25% smart speakers e 28% termostatos.
Com esses dados podemos notar que as pessoas passaram a investir não só em uma estrutura melhor para o trabalho, como mesa de escritório e cadeiras mais confortáveis, mas também a buscar ainda mais tecnologia para facilitar a rotina. Com uma casa inteligente, as reuniões online, compromissos com a família e as tarefas da casa podem ser facilitadas e trazer mais conforto e segurança para os moradores. Uma casa inteligente é contar com uma integração entre o físico e o digital. Através de aplicativos de celular ou tablet e sistemas instalados em componentes da sua casa, você pode a qualquer momento “mandar” a sua casa fazer algo.
Em resumo: o conceito de smart home está em alta, pois as pessoas têm menos tempo, precisam de mais praticidade e segurança em casa e o toque tecnológico — além de divertido — pode agregar muito valor a um imóvel.
Saiba como tornar a sua casa inteligente
Existem muitas maneiras de tornar a sua casa inteligente, mas antes de iniciar o projeto é necessário seguir algumas dicas importantes. Selecionamos aqui as principais para você.
Escolha um ecossistema
Você deve estar se perguntando o porquê dessa palavra e o porquê de começar por esse passo. Pois bem, um ecossistema se refere a um ambiente integrado onde os sistemas instalados podem se comunicar e, geralmente, são da mesma fabricante (Amazon, Google, Apple são marcas em alta no mercado hoje).
Com o mercado de automação bastante aquecido, existe uma infinidade de linhas de produtos para as mais variadas necessidades. Por isso, verifique quais pontos da sua casa você deseja automatizar e escolha marcas com produtos que possam conversar entre si para uma experiência mais unificada e melhor.
Revise a sua instalação elétrica
Sua instalação elétrica deve ser revisada para evitar maiores problemas no funcionamento dos seus sistemas de automação. Verifique possíveis avarias nas ligações elétricas, tomadas ou instalações sobrecarregadas. Assegure-se de que suas instalações ajudarão na eficiência da sua smart home. Se necessário, contrate um eletricista para te auxiliar nessas tarefas.
Defina os seus ambientes inteligentes
A princípio, qualquer ambiente da sua casa pode se tornar inteligente, por exemplo, cozinha, sala, quarto, banheiro etc. As possibilidades são infinitas quanto à iluminação, sistema de segurança, temperatura, entretenimento de áudio e TV’s, fechaduras e eletrodomésticos.
Invista na iluminação
A iluminação é, geralmente, um dos principais elementos que as pessoas buscam tornar-se inteligente, pois ela é responsável pelo humor que o ambiente transmite. Use uma combinação de luzes secundárias para tornar o ambiente mais íntimo, ou acione as luzes enquanto estiver fora para parecer que tem alguém em casa e garanta mais segurança. Com uma casa inteligente, sua iluminação pode ter ajustes de intensidade, acionamento por palmas, sensor de presença e comandos de voz.
Adaptadores para tomadas inteligentes
Com os adaptadores para tomadas inteligentes você pode ligar e desligar eletrodomésticos automaticamente, em horários pré-programados ou manualmente através de dispositivos inteligentes conectados. Outro benefício é poder controlar e monitorar o seu consumo de energia e gerar relatórios.
Use o entretenimento a seu favor
Talvez o entretenimento seja realmente a parte mais divertida para quem tem uma casa inteligente. Muito útil para quem gosta de receber os amigos em casa, a conexão com uma smart TV pode ser a ferramenta certa para você colocar uma música com praticidade e animar a sua festa.
Essas são apenas algumas dicas que listamos para te ajudar nas escolhas no processo de tornar a sua casa inteligente. Agora, que tal dar um upgrade na sua casa?
Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e notícias que a Gencons traz para você!