Cuidados com o sol, passeios, banhos e alimentação são essenciais.
Cuidados em casa
Chegou o verão e junto com ele também vem a atenção que devemos ter com os pets, que são tão sensíveis à alguns detalhes.
Os cães, por exemplo, estão muitos sujeitos a enfrentar problemas de saúde devido ao calor excessivo. Por isso, é muito importante que os tutores saibam o que fazer para não prejudicar a saúde do animal, levando em consideração que assim como nós, os pets também sentem sede, ficam doentes, precisam praticar atividades físicas, tomar banho e se alimentar de maneira correta.
Segundo orientação de especialistas, é preciso dobrar a atenção em vários aspectos, principalmente com parasitas, como pulgas, carrapatos e verminose que são bem comuns no verão. O aumento dos parasitas intensifica doenças e problemas dermatológicos, como coceiras e irritações. O sol excessivo pode causar neoplasia de pele dos pets (câncer de pele), por isso é indicado o uso de protetor solar. Além disso, é bom evitar muita exposição ao sol.
Outra dica interessante para os dias quentes, é o uso de tapetes térmicos gelados que são encontrados em lojas de produtos especializados em animais de estimação, eles podem ajudar os pets a se refrescar. Para os animais braquicefálicos (de cabeça achatada e focinho curto), como pugs e bulldogs, os tapetes gelados são uma excelente ideia, pois essas raças são as mais sujeitas a ficarem doentes nesta época. Além disso, é bom manter umidificadores ligados nos cômodos que o pet mais frequenta em casa. Circuladores de ar e ventiladores também são necessários.
E na hora de passear? O que fazer?
Quando o assunto é passeio, manter o pet bem hidratado é essencial a todo momento. Por isso, não abra mão da garrafinha d´água durante o percurso. A recomendação dos veterinários é que o passeio ideal aconteça entre 7h e 9h da manhã ou 16h e 19h. Com isso os impactos da temperatura são menores. Caso note que o animal está muito ofegante, querendo deitar ou sentar é hora de encerrar o passeio.
As raças de pele rosada e pelos claros são mais sensíveis e menos tolerantes ao calor. O tutor precisa sempre buscar locais mais frescos e com sombras para essas espécies.
Vale ressaltar também que é preciso passar protetor solar pet nas regiões mais afetadas pelo sol, como por exemplo, entre os olhos e na área do focinho.
Hora do banho!
E quem pensa que dar banho toda hora no pet é saudável, engana-se. O banho em excesso é prejudicial para o animal, porque ele precisa ficar uma boa parte do tempo com o pelo, as orelhas e os dígitos das patas secos, a fim de evitar problemas de pele, pelos e fungos.
A alimentação faz diferença?
Frutas geladas são a boa pedida para alimentar os pets no verão, pois são nutritivas e refrescam os animais. Outra dica interessante e liberada pelos veterinários são as frutas congeladas batidas com água, para estimular o seu pet a tomar líquidos nos dias mais quentes, você também pode colocar cubos de água de coco ou cubos de gelo feitos com chá de camomila na tigela de água.
Gostou das dicas? Agora é só se preparar e curtir o verão com seu Pet.
Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e notícias que a Gencons traz para você!